Como plantar

Plantar Aipo em Vaso: Como Cultivar e Como Cuidar!

Plantar Aipo em Vaso

Plantar Aipo em Vaso: Como Cultivar e Como Cuidar. Além disso, o aipo tem a reputação de ser muito complicado de crescer. A verdade é que este não é o caso, só seria necessário considerá-lo adequadamente durante a fase de crescimento, a fim de ter uma planta comestível de boa qualidade.

Cultivo de Aipo:

Plantar Aipo em Vaso
Plantar Aipo em Vaso

O primeiro passo para cultivar a planta é escolher o momento mais adequado para o plantio. Isso vai depender da área onde você está. Além disso, é importante saber que cada espécie precisa de 5 meses para amadurecer adequadamente. É melhor começar com sementes como um cultivo em vaso em um ambiente interno e depois transplantá-lo para o solo firme.

Quando Plantar:

Existem duas estações para Plantar Aipo (inverno-primavera), dependendo dos dois ciclos de produção. A semeadura para a campanha de inverno deve ser realizada nos primeiros dias de julho, fazendo um transplante nos últimos dias de agosto até o final de outubro.

Enquanto o transplante de primavera força uma muda durante as primeiras semanas de novembro, dentro do qual os transplantes ocorrem nos meses de janeiro e fevereiro.

Tamanho do Vaso:

Os vasos de aipo podem ter um tamanho pequeno, mas requerem solo especial para recipientes com uma porção considerável de fertilizante para usos múltiplos.

Depois de ter as sementes, você precisa colocar mais terra para encher o pote completamente. Se a semente estiver localizada mais alta, será mais fácil germinar. Você pode colocar entre 4 a 5 sementes por vaso.

Dicas de Cuidados:

  • Continue com a devida atenção das mudas dentro até que as condições externas sejam ideais.
  • A rega deve ser feita regularmente, mas tenha cuidado para não inundar e a planta se afogar.
  • Para semear, o solo deve ser firme, localizado em local muito ensolarado e com boa drenagem. A última coisa é fazer o transplante e esperar que a planta amadureceu o suficiente para que seja adequada para colheita e consumo.
  • O aipo deve ser colhido antes de congelar o solo, embora geralmente tolere a geada. As hastes estão prontas quando atingem uma altura de aproximadamente 12 a 20 cm.
  • Se você quiser colher algumas das hastes, as hastes externas são removidas, assim, as hastes internas têm a oportunidade de continuar crescendo e amadurecendo.

Sou formado em Botânica e Ciências das Plantas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, sou um amante da vida natural, é focado em sempre levar boas informações aos leitores.